COVID-19: Encerramento do Cemitério
❗❗AVISO:ENCERRAMENTO DO CEMITÉRIO ⛔
Tendo em vista, uma vez mais, a implementação de medidas de PREVENÇÃO contra o CORONAVÍRUS COVID-19 e atendendo ao estado de emergência nacional, a Junta de Freguesia de Santo Emilião informa que o Cemitério local será encerrado, por tempo indeterminado, a partir de quinta-feira, dia 02 de Abril. Apenas será aberto para a realização de cerimónias fúnebres.
A Junta de freguesia de Santo Emilião apela a toda a população que cumpra as recomendações da DGS – Direção-Geral de Saúde e OMS – Organização Mundial de Saúde.
Vamos combater a propagação deste vírus.
Fiquem em casa por favor!
Recomendações do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, a seguir durante a realização das cerimónias fúnebres:
- As cerimónias fúnebres devem ser de curta duração e exclusivamente realizadas nos espaços dos cemitérios.
- A presença de familiares nas cerimónias fúnebres deverá condicionada a um número máximo de 10 pessoas, para além dos profissionais da Agência Funerária, do Pároco e, se necessário, do seu ajudante.
- Excecionalmente, o número de familiares poderá ser superior a 10, se estivermos na presença de 1º grau de parentesco.
- A Agência Funerária deverá recolher informação sobre as pessoas autorizadas a participar na cerimónia fúnebre (nome, contacto telefónico, morada e número de identificação). Este registo será entregue ao Pároco, por forma a salvaguardar-se o necessário controlo sanitário pela Autoridade de Saúde.
- Todos os procedimentos de distanciamento social terão de ser cumpridos, bem como as demais orientações emanadas pela DGS-Direção Geral de Saúde.
Recomendações do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, a seguir durante a realização do velório:
- O corpo da pessoa falecida será transportado para a Capela Mortuária, na qual permanecerá até à realização cerimónia fúnebre em Cemitério.
- Apenas será permitida a entrada de familiares diretos, com grau de parentesco de 1º e 2º graus.
- Apenas será permitida a entrada simultânea de 2 pessoas, sendo que a Agência Funerária tomará as devidas precauções de limpeza e desinfeção de todos os materiais e superfícies, durante a circulação no velório.
- A Agência Funerária deverá recolher informação sobre as pessoas autorizadas a participar na fase do velório (nome, contacto telefónico, morada e número de identificação). Este registo visa assegurar o necessário controlo sanitário pela Autoridade de Saúde.
- Deve evitar-se, ao máximo, a permanência de pessoas no exterior.
A Junta de Freguesia de Santo Emilião!
Juntos vamos Vencer
Juntos por Santo Emilião